Lane Design

Sobre a Lane Design


Quem somos?


IMPORTANTE:

No final de 2012 fechei minhas empresas Lane Design e a Aerolane Aviation.

Após isso, tive uma pequena relojoaria, a Art Clock, especializada em relógios antigos. Em 2014 fechei a loja e passei um tempo no exterior.

Em 2016 voltei ao Brasil e me estabeleci no Estado do Rio Grande do Sul (RS), onde atualmente mantenho um pequeno sítio de produtos orgânicos e também uma microempresa de serviços técnicos, semelhante aos trabalhos que eu fazia na antiga Lane Design.

Este site da Lane ficou fora do ar por vários anos, mas em 2023 decidi reativá-lo para servir de referência sobre meu trabalho.
Ainda preciso atualizar o site e, exceto por esta pequena nota de introdução, todo o restante ainda está como era originalmente. Dessa forma, pode ser que alguns links externos estejam desatualizados.

Para contatos, favor utilizar o email: lauroney@uol.com.br

Cordialmente.
Lauro Ney Batista


A Lane Design é uma empresa especializada na terceirização de serviços técnicos, com ênfase em Desenho Industrial (design) e em Publicações Técnicas.

Fundada em 1991 pelo designer, ilustrador e projetista industrial Lauro Ney Batista, a empresa está no mercado há mais de duas décadas e, nesse espaço de tempo, teve a satisfação de se tornar uma referência de qualidade em todas as áreas em que atuou. Durante esse período, a Lane Design passou por várias etapas de estruturação, incluindo crescimentos e “downsizings”, tendo se firmado no modelo atual, que chamamos de “escritório de projetos”.

Pioneira no conceito de terceirização deste tipo de trabalho na região de São José dos Campos e no Vale do Paraíba (SP) nos anos 90, a Lane Design veio suprir uma sensível lacuna que havia entre as pequenas e as grandes empresas, principalmente no design de produtos e elaboração de publicações técnicas de qualidade, uma vez que o custo para a manutenção de departamentos especializados nessas áreas, internamente às empresas, é relativamente alto.

Apesar de atender a todos os segmentos da indústria, o trabalho da Lane Design é focado principalmente no setor Aeroespacial, Automotivo e de Defesa (material bélico).

Nossa larga experiência em praticamente todas as fases da vida de um produto nos possibilita oferecer uma completa linha de serviços, desde a concepção do produto até as atividades de pós-vendas.

Dentre os serviços que oferecemos, destacamos:


Esse amplo “know how” também é fundamental para mantermos o elevado padrão de qualidade dos nossos serviços, uma vez que utilizamos esse conhecimento global mesmo quando somos contratados para atuar somente numa área específica.

Por exemplo, quando realizamos um estudo ou anteprojeto para um produto, por mais simples que seja, levamos em conta não somente os requisitos de engenharia e de produção, mas também as características de utilização do produto, a situação do mercado, o perfil do cliente, as necessidades de manutenção e de assistência técnica, entre outros. E fazemos isso com naturalidade e eficiência, porque estamos acostumados a atuar em todas essas atividades.

Essa “visão global” é fundamental para a criação de qualquer produto – desde um abridor de latas, até uma nave espacial – e essa é justamente uma das principais virtudes da nossa empresa.

Dessa forma, com uma equipe reduzida e num curto espaço de tempo, conseguimos produzir o mesmo trabalho que, numa empresa de grande porte, envolveria diversos departamentos, um número consideravelmente maior de profissionais e um maior prazo de execução.

Isso se traduz numa solução mais rápida, mais econômica e com maiores chances de sucesso para o cliente.




Breve História da Lane Design

Lauro Ney Batista em 1991, no início da Lane Design

A Lane Design foi fundada em julho de 1991 pelo designer Lauro Ney Batista, após ter sido demitido da Embraer na famosa crise de 1990.

Na época, o Brasil – e principalmente a cidade de São José dos Campos - passava por uma situação difícil, com o fechamento de empresas e demissões em massa, de maneira que o trabalho por conta própria foi uma alternativa quase que forçada para muitos trabalhadores.

Como havia acumulado uma grande experiência na década de 80, trabalhando em indústrias de ponta como a Avibrás-Tectran, Engesa e a própria Embraer, Lauro Ney optou por abrir uma empresa de prestação de serviços de desenho industrial, de maneira a tentar se manter na sua área de especialização.

Entretanto, a situação da indústria não mostrou sinais de melhora em curto prazo e, para poder sobreviver, a recém-criada Lane Design precisou diversificar suas atividades, fazendo praticamente tudo que implicava em criação e desenho: desde a decoração de lojas e serviços de publicidade, até a construção de maquetes de arquitetura e serviços gráficos.

Porém, longe desse fato ter se constituído num “problema”, isso acabou agregando uma valiosa experiência à empresa, o que foi fundamental não somente para a sua própria sobrevivência, mas também para a consolidação do seu conhecido padrão de qualidade.

Ônibus Rodoferroviário da Tectran: Concepção da Lane Design

Por outro lado, a situação de crise na indústria também teve um lado positivo para a Lane Design, uma vez que, na época, ela era a única empresa do tipo na região e o pouco de serviço especializado que havia era geralmente canalizado para ela.

Um dos melhores exemplos dessa fase é a Tectran (empresa subsidiária da Avibrás e fabricante do lançador de foguetes ASTROS), que embora tivesse sido duramente afetada pela crise do mercado de armamentos, tentava sobreviver desenvolvendo veículos especiais para o mercado civil. Como a empresa havia dispensado praticamente todo o seu pessoal de engenharia, o desenvolvimento desses novos produtos passou a ser feito exclusivamente pela Lane Design. Num período de seis anos, a Lane Design desenvolveu dezenas de veículos especiais para a Tectran. O Ônibus Rodoferroviário é provavelmente o mais famoso deles, tendo sido destaque nas mídias de todo o país na época do seu lançamento.

Outro bom exemplo é a Mectron, empresa que também atua no setor de defesa e que surgiu a partir do fechamento de uma outra empresa desse segmento (a Órbita, uma parceria da Embraer com a Engesa, a qual foi extinta em 1990 devido à crise que afetou as duas empresas). Fundada na mesma época que a Lane Design, em 1992 a Mectron precisava elaborar os manuais para o seu primeiro produto - um simulador de tiro para o exército Brasileiro - e contratou a Lane Design. Esse primeiro contato gerou uma parceria que continua até hoje. Atualmente, além das publicações técnicas para todos os produtos da Mectron, a Lane Design também é responsável por todos os trabalhos de ilustração e de concepção de novos produtos para apresentações e propostas comerciais.

Esses são apenas dois exemplos em que a atuação da Lane Design se mostrou fundamental para o sucesso comercial de seus clientes.


Projeto do Aerolane 200: Primeiro passo rumo à construção aeronáutica.

Na segunda metade da década de 90, com a recuperação da economia da região e, principalmente, com a retomada dos investimentos na indústria aeronáutica e de material bélico, a Lane Design voltou a priorizar estes segmentos e também passou a investir em seus próprios projetos, como o Aerolane 200, uma aeronave leve para treinamento de pilotos, e o Me-109G, uma réplica de caça utilizado na Segunda Guerra Mundial.

A partir de 2005, com a criação da CEDAER (ver link no final desta página), a Lane Design também passou a desenvolver aeronaves para outras empresas, elaborando desde os desenhos preliminares até o desenvolvimento dos protótipos e documentação técnica pertinente. Atualmente, a Lane Design já conta com 3 aeronaves em seu portifólio, destacando o KA-01, aeronave agrícola desenvolvida para a Krauss Aeronáutica, e o Opus HS, aeronave ultraleve desenvolvida para a Hangar 3 Aeronaves.

Nessa mesma época, houve um aumento da demanda por projetos na área automotiva e a Lane Design voltou a desenvolver trabalhos para empresas como a Volkswagem e Fiat.

Veículo Blade Runner: Concepção e Desenvolvimento pela Lane Design

Recentemente, a Lane Design firmou seu primeiro contrato em nível internacional, ao ser escolhida pela Sigma Motorworks, com sede nos EUA, para desenvolver um veículo elétrico sobre duas rodas. O projeto, de codinome "Blade Runner", se destina a ser uma alternativa ecologicamente correta (não-poluente) para o trânsito urbano e, na sua versão de luxo e maior performance, também oferecerá uma nova opção para quem gosta de viajar.

Em 2008, com o crescimento das atividades de desenvolvimento de produtos e fabricação de protótipos, foi criada a Aerolane Aviation, destinada a ser o "braço industrial" da Lane Design.

Um fato curioso a respeito da marca “Lane Design” é que ela foi criada em 1986 (portanto, muito antes da própria empresa), quando Lauro Ney praticava pára-quedismo e fazia adesivos e camisetas para distribuir aos colegas. Na falta de um sobrenome mais apropriado (“Batista” tem pouco apelo comercial) para servir de base para sua “grife”, utilizou as iniciais seu nome: Lauro + Ney.




Currículo

A Lane Design possui um extenso histórico de serviços e, se incluirmos o currículo pessoal do seu fundador, são mais de 30 anos de experiência na indústria de tecnologia.

O portifólio de clientes da Lane Design inclui empresas como a Embraer, Mectron, Avibrás-Tectran, INPE, Engesa, ACS Aviation, Fligh Solutions, Krauss Aeronáutica, Hangar-3 Aeronaves, Engespaço, Compsis, General Motors, Volkswagen, Fiat, Mercedes Benz, Sigma Motorworks, Panasonic, Clone, Pepsico (Elma Chips), Birco (McDonalds), DeLonghi, Refrex Brasil, Petrobrás, Trend Engenharia, ABM, Air Liquide, entre outras.

Infelizmente, grande parte dos serviços prestados aos nossos clientes é de caráter confidencial, de maneira que pouca coisa pode ser divulgada num site de acesso público. No entanto, disponibilizamos uma pequena amostra do nosso trabalho(*) nas seções específicas (menu ao lado). Para mais informações, entre em contato conosco.


*OBSERVAÇÃO: Todas as amostras de trabalhos publicados neste site têm finalidade MERAMENTE ILUSTRATIVA e constituem informação não-confidencial, já divulgada publicamente pelo cliente e/ou foram publicadas aqui mediante autorização. Mesmo assim, todas as imagens e demais informações aqui publicadas estão protegidas por leis de direito autoral (copyright), propriedade intelectual ou propriedade industrial (marcas e patentes) e não devem ser utilizadas sem a devida permissão.





Trabalho em Grupo

A Lane Design e a Aerolane Aviation fazem parte da CEDAER e do APL Aeroespacial de São José dos Campos, entre outras associações.

CEDAERAPL Aeroespacial

Clique aqui para entrar no site da CEDAER.
Clique aqui para baixar o catálogo do Cluster Aeroespacial (arquivo PDF, 4MB).








Para voltar à página anterior, use o comando "Voltar", na barra do navegador.
Para ir para outra Seção, utilize o menu ao lado.


Home