Desenho Aeroespacial

A Lane Design tem um interesse especial na área de Design Aeronáutico, em vista do seu fundador, o designer Lauro Ney Batista, ser um entusiasta e um idealista da Aviação.

Embora já atue neste segmento desde o início das suas atividades, na forma de terceirização de serviços, no ano de 2004 a Lane Design passou a desenvolver seus próprios produtos.

Para isso, a Lane Design assumiu todos os projetos relacionados à Aviação que vinham sendo desenvolvidos por Lauro Ney, incluindo o seu conhecido projeto “Brazilien Messerschmitt”. A Lane Design também se tornou patrocinadora da ABAAE, associação de artistas de aviação, criada por Lauro Ney em julho de 2004, juntamente com outros colegas artistas.

Além do aspecto cultural e histórico, a Lane Design decidiu também investir no segmento de aviação antiga devido às boas chances de negócios neste setor, principalmente nos Estados Unidos e Europa.




Messerschmitt Me-109G2

O projeto “Brazilien Messerschmitt” foi criado por iniciativa pessoal de Lauro Ney Batista, visando a construção de uma réplica da aeronave Messerschmitt Me-109 aqui no Brasil. A réplica será uma cópia fiel da aeronave original e é destinada principalmente à museus e colecionadores.

A construção foi iniciada em 1997 e vinha progredindo de forma lenta, devido ao pouco orçamento e, também, às dificuldades técnicas em desenvolver um projeto dessa magnitude em nosso país. Em 1999, a desvalorização do real aumentou ainda mais as dificuldades, uma vez que 90% do material necessário ao projeto – das ferramentas ao material informativo - é importado.

No início de 2004, a Lane Design assumiu o projeto e passou a buscar parcerias para desenvolvê-lo de forma comercial, uma vez que a demanda por aeronaves históricas está em crescimento no mundo todo.

Como resultado dessa “profissionalização” do projeto, a Lane Design conseguiu autorização da própria Messerschmitt (atualmente EADS - European Aeronautic, Defense and Space Company) para ter acesso aos desenhos de produção originais do avião, preservados no arquivo histórico da empresa.

Isso está sendo fundamental para garantir a qualidade do redesenho em computação gráfica dos componentes a serem fabricados, trabalho que já vinha sendo feito desde o início do projeto, mas com base em informações oriundas de várias fontes (um processo muito mais trabalhoso e menos confiável).

Dessa forma, antes mesmo da finalização da construção da primeira réplica, a Lane Design já estará em condições de fornecer reproduções de vários componentes da aeronave, para museus, restauradores e colecionadores.

Para maiores detalhes, visite a homepage do Projeto Brazilien Messerschmitt.




Flug Werk Fw-190

Flug Werk Fw-190A-8N - Clique para mais informações

Em abril de 2005, a Lane Design firmou um acordo com a empresa Flug Werk GmbH para fazer a divulgação dos produtos da empresa alemã no Brasil.

A Flug Werk também atua no mercado de restauração e reprodução de aeronaves antigas e seu produto mais conhecido (e cujo projeto deu origem à empresa) é uma réplica do caça Focke-Wulf Fw-190A-8, outra famosa aeronave da Segunda Guerra Mundial.

O Fw-190 é vendido pela Flug Werk em forma de kit, para ser montado pelo comprador. A réplica é construída inteiramente conforme os desenhos originais de fábrica e possui as mesmas características da aeronave original, inclusive o enorme motor radial de 42 litros e 1900 HP.

Este acordo é muito importante, não somente porque com ele a Lane Design faz seu “debut” no mercado de aeronaves antigas lado-a-lado com uma das principais e mais conceituadas empresas do ramo, mas também porque a parceria com a Flug Werk abrirá as portas do mercado europeu para os produtos da Lane Design.

Para mais informações sobre a Flug Werk e sobre o kit do Fw-190, clique aqui.




Aerolane 200

Aerolane 200 3 vistas - Clique para ampliar

O Aerolane 200 será um avião leve, para treinamento primário e turismo, com capacidade para 2 pessoas, com desenho e construção similares às do Piper J-3 norte-americano e do CAP-4 "Paulistinha", fabricado no Brasil nas décadas de 40 e 50.

A designação “200” deriva do motor básico utilizado, um Continental O-200, de 4 cilindros e 100 HP. Também será possível o uso do motor Franklin F-4A, mais barato e com potência nominal de 125 HP.

A intenção da Lane Design com este projeto é suprir as necessidades brasileiras para uma aeronave segura, de baixo custo de aquisição e de manutenção, para os aeroclubes e escolas de pilotagem, bem como para uso particular.

O Aerolane 200 utiliza a clássica e altamente eficiente fuselagem de tubos de aço soldados, nervurada em compensado e recoberta de tela. A asa terá estrutura mista, em madeira, alumínio e material composto e também será recoberta em tela.

A aeronave está na fase final de desenvolvimento e a empresa aguarda uma definição para a situação do aeroporto de São José dos Campos, para poder iniciar a construção do protótipo e da fabricação seriada.

A primeira apresentação pública do projeto ocorreu durante a 8a. Feissecre - Feira de Tecnologia de São José dos Campos, em julho de 2005, e teve grande repercussão nos meios aeronáuticos e na mídia (ver mais informações em "Notícias").

Clique aqui para baixar folheto do Aerolane 200, em formato PDF (100k).







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